Palavra do presidente

POSSE DA NOVA DIRETORIA PARA GESTÃO 2017/2020.

Quando ocupei os cargos de: Secretario 2009/2010 e 2011 a 2017 de presidente por dois mandatos, juntamente com os demais diretores, firmamos um pacto de fazer uma gestão profícua, de forma a honrar a confiança que nos foi depositado pelos Contabilistas e demais sociedade civil organizada em geral. De nossa parte o espírito era, e continua sendo, de luta, garra e de muita obstinação.

Reeleito ao cargo de Presidente com os demais diretores para cumprimento de mais um mandato, diante da presença de todos vocês é com muito otimismo que tomamos posse, momento em que reafirmamos dar continuidade aos nossos compromissos para mais uma gestão que se inicia, sabemos dos desafios e dos impactos negativos administrativos, financeiros e sociais que a entidade terá de enfrentar diante das reformas trabalhistas e previdenciárias promovidas pelo Governo Federal, alias, impacto este que afetará todo o sistema sindical Brasileiro.

Essas mudanças já eram esperadas pelos dirigentes classistas, mas não com tamanha intensidade.

Em fim chegou a hora, temos que reestruturar o Sindicato de forma a evitar a sua morte subta.

São poucos os pontos positivos e muitos os pontos negativos provocado pelas reformas, não podemos esperar mais e nem adiar, um plano de ação deverá ser discutido pela Diretoria do sindicato, dentre as já existentes, novas parcerias com potenciais resultados financeiro devemos negociar, implantar uma assessoria jurídica de forma que os profissionais liberais e pequenos escritórios de contabilidade sejam assessorados nas conciliações das rescisões dos contratos de trabalhos, no que tange ao negociado sobre o legislado, negociar com os sindicatos das profissões liberais que se identifiquem com o Sindicato dos contabilistas para formalização de uma parceria corporativa, de forma a funcionarem em um só local, o primeiro passo já foi dado, firmamos a primeira parceria com uma empresa que vai compartilhar com parte dos nossos custos fixos e variáveis.

E importante lembrar, para que essas ações surtem efeitos positivos vamos depender e contar com a participação de todos envolvidos no processo: diretoria, Contabilistas em geral e com as entidades representativas da profissão contábil, SESCON, CRC-ES e ASSOCIAÇÕES, são ações mínimas necessárias que devemos tomar para que possamos dar continuidade às atividades sociais da entidade.

Para reflexão de todos os contabilistas do ES o SINDCONTABIL é a única entidade sindical constituída legalmente por Lei Federal e regido pelo seu ESTATUTO em atividade desde 1952 o qual tem como objetivo defender todos os profissionais registrados nos órgãos de classe seja eles Liberais e laborais dos segmentos privados e/ou públicos para tanto, esse é o momento em que devemos unir para evitar que a entidade em questão não seja extinta.

Também aproveitamos esse momento solene e memorável para comemorar os 65 anos de existência do SINDICATO DOS CONTABILISTAS NO ESTADO DO ESPRITO SANTO registrado no MTE em 28 de agosto de1952 na forma da Lei com o objetivo de representar e de defender todos os profissionais contábeis registrados no CRC-ES.

Registra-se na historia desde a sua fundação que o sindicato passou por bons e maus momentos: Restabeleceu e Patrocinou as Convenções dos Contabilistas no Estado do Espírito Santo, firmou varias parcerias, convênios e muitas ações foram realizados para revitalizar a entidade:

Em 1975 - Realizou em Guarapari a 8ª Convenção Nacional de Contabilistas;

Já nas décadas de 60 e 70 as sociedades civis organizadas ficaram proibidas de participar das manifestações democráticas, período em que tiveram que conviver com a repressão imposta pelo Regime Militar no Brasil.

Mas em 1974 – Volta aos seus triunfos classistas sociais, o então presidente ELMO LOPES DA CUNHA adquiriu a sua primeira sede própria no Edifício Santa Monica.

Com o esvaziamento e transferência comercial do centro de Vitoria para outras regiões na zona metropolitana da grande Vitoria e por falta de condições físicas ambientais para a sua funcionalidade infelizmente houve a necessidade de mudar de endereço, em maio de 2016 a sua sede passou a funcionar no prédio do antigo shopping Vitoria.

Em 2008 a Câmara Municipal de Vitoria por meio da Resolução legislativa Cria a COMENDA ITAMAR SILVA, honraria que homenageou contabilistas do ES e Nacional que contribuíram com o engrandecimento da profissão contábil, a exemplo da Maria Clara Bulgarim e Valdir Pietrobom Ex Presidentes do CFC e FENACON.

No inicio do primeiro mandato, em parceria com empresa especializada do ramo, sem custo construiu o portal do SINDCONTABIL através dele muitas informações, noticias e serviços são postados e divulgados.

Em 2010 cria a Tabela Referencial de Honorários Contábeis, como uma bussola tem servido para auxiliar os profissionais liberais e empresariais para no ato de uma negociação contratual com os seus clientes precificar valores dos seus serviços contábeis e correlatos.

Em 2011 cria o Departamento Jurídico, disponibiliza para contabilistas associados e em dia com as suas obrigações sociais orientações preventivas em demandas não contenciosas.

Muitos outros convênios e parcerias foram firmados com diversas empresas e entidades:

O SINDCONTABIL e a empresa RUI JULIANO/CDL – Vitória realiza o Curso de Pericias Judicial para contadores.

Em parceria com a Ilha Azul Consultoria, firma convênio com a SAMP e BELO DENTE, as quais oferecem planos de saúde empresarial para contadores e para os seus colaboradores.

Em parceria com o SESCON-ES, realiza o 1º SEMINARIO INTINERANTE EM GUARAPARI.

Em 2015, 2016 e 2017 promovidos e organizados pelo SESCON juntamente com as ASSOCIAÇÕES DE CONTABILISTA, o SINDCONTABIL-ES participa financeiramente e institucionalmente na realização dos SEMINARIOS DE EMPRESAS DE SERVIÇOS CONTABEIS DO ES.

Contadores Membros da diretoria e associados do SINDCONTABIL integram os Conselhos de Recursos Fiscais nos Municípios de Vitoria e Serra, no GTFAZ – Grupo de Trabalho na Secretaria da Fazenda do ES, e no FORUM REDESSIM com reuniões mensais no SESCON-ES e NA JUNTA COMERCIAL DO ESPIRITO SANTO.

Diversas reuniões no MTE foram realizadas para mediar o Acordo Coletivo de trabalho, infelizmente ainda não concluído, o qual se encontra sob judíce no TST.

Nem por isso desistimos da luta, em parceria com o CRC elaboramos um projeto de Lei para criar um PISO MINIMO SALARIAL para profissionais técnicos com e sem registros e contadores do ES, uma vez aprovado pela a Assembléia Legislativa e transformado em Lei, vamos poder dizer, essa é uma conquista inédita para a contabilidade no ES.

Também o presidente tem participado de diversos eventos importantes de níveis Estaduais e Nacional na busca por dias melhores para a nossa profissão, a Exemplo da luta pelo fim das multas abusivas, fórum de debates organizados e promovidos pelos Sindicatos e Federações dos Contabilistas de todo Brasil realizados no Rio de Janeiro e Florianópolis na formalização de propostas para emendas aos projetos que tramitam no Congresso Nacional sobre as reformas trabalhista, previdenciária e políticas, Alem de Seminários, Convenções, Congressos, e etc.

Em fim a partir das gestões de 2009 até a presente data muitas ações foram realizadas pela valorização da profissão e em defesa dos direitos individuais e coletivos dos contabilistas no ES.

O mais importante, tanto o presidente como os demais membros da diretoria disponibilizam os seus tempos graciosamente sem nenhuma remuneração, apenas as despesas em geral e traslados são reembolsados ao presidente conforme previsão legal em Estatuto, as quais podem ser conferidas nas demonstrações contábeis publicados no link de prestação de contas no site da entidade.

Para encerrar essa solenidade de posse da nova diretoria gostaria de deixar uma mensagem de otimismo para todos.

"Da mesma forma que você precisa de Ar para respirar, você precisa da oportunidade para obter sucesso."

Só que você precisa fazer mais do que apenas respirar o Ar fresco da oportunidade.

Você precisa usá-la e isso não depende da oportunidade depende de você.

Pode ser a melhor oportunidade do mundo, não Importa.

"O que importa é o que você vai fazer com ela".

Sucesso para todos nessa gestão que se inicia.

Obrigado!

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para contato@sindcontabil-es.org.br e nossa equipe entrará em contato!

Avenida Nair Azevedo Silva, 450 - Mário Cypestre - Vitória / ES - CEP: 29027-245

(27) 99727-2244 / (27) 3211-1597

(27) 99789-9107