EXPANSÃO - Minha empresa já está pronta para a expansão?

28 de março de 2023
Administradores

Em qualquer área de negócios, chega um momento em que os responsáveis por uma empresa já estabelecida se deparam com uma questão: “minha empresa está pronta para a expansão?”. Mas afinal, como saber se já é hora de pensar além de seus limites atuais, se já é hora de projetar os próximos passos.

O espírito de expansão está no DNA de qualquer empreendedor desde o primeiro dia de vida do negócio no mercado, seja ele qual for. Desde o início, os empresários já vislumbram um plano de expansão, e isso é muito importante para guiar as organizações em seu crescimento de marca, de mercado e de pessoas, sendo esse último item de extrema importância, porque é a partir das pessoas que estão à frente de cada negócio que fluem os alinhamento necessários para se construir um plano de negócios para o futura da instituição.

Mas afinal, como saber a hora de expandir? Abaixo vou descrever alguns itens que não abrimos mão antes de falarmos de expansão aqui no nosso grupo. Essas dicas podem te ajudar a entender o seu atual momento. 

1 – Ação de expandir deve ocorrer a partir de uma regional em estágio maduro de operação e com todas as suas obrigações concluídas. 

2- Para saber o momento de expandir, a empresa deve considerar que todas as suas pendências e obrigações do negócio estão concluídas, dessa forma o próximo passo será mais seguro e redução de danos futuros.

3 – Ter a pessoa desenvolvida para estar à frente dessa expansão. A pessoa responsável por planejar e executar o plano de expansão conseguirá minimizar os riscos de surpresas durante e após o processo. Por isso é fundamental escolher bem o profissional que comandará essa mudança, ele será o ponto focal de toda a equipe durante a transição.

4 – Planejamento aderente a essa nova expansão, com planejamento financeiro, plano de negócios e estratégia de atuação no mercado. Como estamos falando de expansão para além de nossas próprias fronteiras geográficas, este avanço regional precisa levar em consideração temas como dados sociodemográficos e de mercado da cidade alvo, informações sobre a concorrência, cadeia de suprimentos e vetores de crescimento, conhecimento sobre as peculiaridades da legislação municipal no que diz respeito aos negócios desenvolvidos.

Todo este preparo é fundamental, especialmente no momento em que vivemos. Um cenário ímpar da economia brasileira. Com reflexos da pandemia da Covid-19, a inflação nos insumos atingiu níveis que há muito tempo não se via e os desafios macroeconômicos do País influenciam diretamente no crescimento das organizações. 

As diversas oscilações do mercado financeiro refletem no aumento de custos, retração da demanda e dificuldades em repassar o preço ao consumidor final. Esses são alguns pontos que dificultam o crescimento das organizações, mas não o inviabilizam. Afinal, um bom gestor deve estar atento a esses e diversos outros indicadores para poder elaborar estratégias para driblar as dificuldades do mercado. 

Ter uma boa visão estratégica, ter habilidades em analisar indicadores financeiros e operacionais são algumas características que um líder deve possuir nesses momentos, sem contar na habilidade de gestão de equipes, sempre buscando o desenvolvimento das pessoas que estão ao seu lado e que apoiarão, de certa forma, os planos de expansão do negócio.

E agora, eu devolvo a pergunta para reflexão: sua empresa já está pronta para a expansão?

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para contato@sindcontabil-es.org.br e nossa equipe entrará em contato!

Avenida Nair Azevedo Silva, 450 - Mário Cypestre - Vitória / ES - CEP: 29027-245

(27) 99727-2244 / (27) 3211-1597

(27) 99789-9107