ENTENDA - Harmonização Facial Pode Ser Deduzida Do Imposto De Renda 2023?

29 de março de 2023
Jornal Contábil

Famosos como Gretchen, Xuxa, Preta Gil, Bruna Marquezine, Andressa Urach, entre muitos outros já se submeteram a cirurgia plástica. Afinal, quem nunca quis fazer alguma alteração no corpo? As mulheres são as que mais procuram este tipo de intervenção, mas os homens também estão aderindo.

E agora a maior febre entre os famosos e influenciadores digitais é a harmonização facial. O procedimento é muito utilizado por ex-participantes do Big Brother Brasil (BBB). 

Com o alto número de procedimentos realizados, muitos contribuintes devem declarar os valores gastos em intervenções estéticas no Imposto de Renda 2023.

Todavia, será que é possível recuperar parte desse dinheiro abatendo valores do IR devido? Nem sempre!

Pagamentos efetuados a médicos de qualquer especialidade, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, hospitais, exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Sendo assim, se os procedimentos ocorreram com algum destes profissionais, a despesa é dedutível. Mas se ocorreram com esteticista, por exemplo, não.

Veja mais detalhes no texto a seguir.

O que é harmonização facial?

A harmonização facial é um conjunto de aplicações estéticas não cirúrgicas feitas para alinhar e corrigir os ângulos do rosto. Em muitos casos, ela envolve a injeção da toxina botulínica (botox) em marcas de expressão na testa, nas bochechas e nos olhos, mas a substância também pode usar para arquear as sobrancelhas e diminuir o tamanho das narinas.

Uma outra técnica usa o ácido hialurônico para preencher espaços do rosto, como na região embaixo dos olhos, os lábios, o nariz ou o maxilar.

Quais as regras para o abatimento de despesas médicas no IR?

Pelas regras da Receita Federal, os pagamentos feitos a hospitais e médicos de qualquer especialidade são considerados despesas médicas, além dos gastos com exames laboratoriais, serviços radiológicos, aparelhos ortopédicos e próteses ortopédicas e dentárias.

Todas as comprovações das despesas médicas podem ter dedução da base de cálculo do IRPF, inclusive as relativas à realização de cirurgia plástica (reparadora ou não).

Como declarar?

Portanto, se você não fez procedimentos com esteticistas e, sim, com médicos, a declaração ocorre da mesma forma que outras despesas médicas. Assim, o primeiro passo é selecionar a aba “Pagamentos Efetuados” e clicar em “Novo”, no canto inferior direito da tela.

O código da despesa pode variar, dependendo de onde ocorreu a harmonização e qual a especialidade do profissional que fez o procedimento:

Depois de preencher o código da despesa, você informa, na mesma página, quem fez o procedimento (se foi o declarante ou algum dependente) e o CPF do beneficiário.

O programa também pede o preenchimento do CPF e do nome do profissional que realizou a harmonização. Para os casos de hospitais, clínicas e laboratórios, a Receita requer apenas o nome da instituição prestadora de serviços. Você ainda precisa informar o valor do pagamento e qual a parcela não dedutível ou que teve reembolso pelo plano de saúde.

Na descrição é preciso que detalhes da natureza da despesa. Todavia, lembramos mais uma vez, que é importante guardar todos os comprovantes por até cinco anos.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para contato@sindcontabil-es.org.br e nossa equipe entrará em contato!

Avenida Nair Azevedo Silva, 450 - Mário Cypestre - Vitória / ES - CEP: 29027-245

(27) 99727-2244 / (27) 3211-1597

(27) 99789-9107