MENTAL - Saúde Mental Dos Contadores: Como Identificar A Depressão?

30 de março de 2023
Jornal Contábil

Existem várias profissões que estão associadas a um maior risco de depressão. Os profissionais do setor financeiro estão no topo desta lista.

Banqueiros, contadores e corretores de valores mobiliários, estão sujeitos a um alto nível de pressão para produzir resultados e podem estar envolvidos em situações de alto risco financeiro.

Um estudo realizado em 2013 pelo American Institute of Stress mostrou que os contadores têm a terceira profissão mais estressante nos Estados Unidos.

Saúde mental dos contadores

A saúde mental dos contadores pode ser afetada por vários fatores relacionados à profissão, incluindo prazos apertados, longas horas de trabalho, pressão por resultados e a necessidade de lidar com informações financeiras sensíveis e detalhadas.

Alguns dos problemas de saúde mental que podem afetar os contadores incluem ansiedade, estresse, depressão, esgotamento (burnout) e problemas relacionados ao uso de substâncias.

Outro estudo, publicado em 2017 no Journal of Accounting, Ethics & Public Policy, descobriu que a carga de trabalho excessiva e a falta de suporte social e profissional podem levar à exaustão emocional e a problemas de saúde mental em contadores.

Como identificar a depressão?

A depressão é um transtorno mental que pode afetar tanto a saúde física quanto a mental de uma pessoa. Alguns dos sinais e sintomas mais comuns incluem:

Humor deprimido: sentimentos persistentes de tristeza, vazio ou desesperança.

Perda de interesse: perda de interesse em atividades que costumavam ser agradáveis, como hobbies, trabalho ou relacionamentos.

Mudanças de apetite: aumento ou diminuição do apetite e, consequentemente, ganho ou perda de peso.

Insônia ou sonolência excessiva: dificuldade em dormir ou dormir demais.

Fadiga ou perda de energia: sentir-se cansado e sem energia, mesmo depois de uma boa noite de sono.

Sentimentos de inutilidade ou culpa: sentimentos de culpa, auto-recriminação ou baixa autoestima.

Dificuldade de concentração: dificuldade em se concentrar, tomar decisões ou lembrar de coisas.

Pensamentos suicidas: pensamentos persistentes sobre morte, suicídio ou automutilação.

Vale lembrar que nem todas as pessoas com depressão apresentam todos esses sintomas, e que a gravidade e a duração dos sintomas podem variar.

Como manter uma boa saúde mental

Para manter uma boa saúde mental, os contadores podem adotar estratégias como gerenciamento de tempo eficiente, definir limites claros entre trabalho e vida pessoal, praticar atividades físicas regulares, buscar apoio de colegas e amigos, e, se necessário, buscar ajuda profissional de um psicólogo ou terapeuta.

Além disso, as empresas e organizações devem oferecer um ambiente de trabalho saudável e apoio adequado aos seus funcionários contadores.

É importante notar que a depressão pode afetar qualquer pessoa, independentemente da profissão ou cargo.

Se você está enfrentando sintomas de depressão, é importante procurar ajuda de um profissional de saúde mental qualificado.

Compartilhe nas redes sociais

Facebook Twitter Linkedin
Voltar para a listagem de notícias

Entre em contato!

Caso tenha dúvidas sobre nossos serviços, envie uma mensagem para contato@sindcontabil-es.org.br e nossa equipe entrará em contato!

Avenida Nair Azevedo Silva, 450 - Mário Cypestre - Vitória / ES - CEP: 29027-245

(27) 99727-2244 / (27) 3211-1597

(27) 99789-9107